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quarta-feira, 10 de julho de 2013

Comércio Eletrônico na Internet



Comércio Eletrônico: Fazendo Negócios por meio da Internet




Fazendo Negócios por meio da 

Internet - 





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RESUMO

O comércio eletrônico favorece novas formas de obtenção de ganhos de competitividade nos  
negócios, interferindo na cadeia de valor adicionado a produtos e serviços dirigidos ao consumidor ou em transações entre empresas. Sendo global em sua essência, o comércio eletrônico está 
expandindo-se rapidamente em todo o mundo; no entanto essa velocidade e o alcance do comércio eletrônico enfrentam obstáculos de vários tipos. Existem obstáculos tecnológicos, culturais, 
organizacionais e estruturais para o pleno desenvolvimento do comércio eletrônico. Estas barreiras para o pleno desenvolvimento do comércio on-line devem ser também analisadas, para se 
entenderem mais claramente os possíveis efeitos no ambiente de negócios.

Palavras-chaves: comércio eletrônico; internet; EDI; limitações da TI

COMÉRCIO ELETRÔNICO

O comércio eletrônico identifica    o   uso  intensivo de Tecnologia da Informação  ( Beam e Segev, 1996 ) na mediação das relações entre consumidores e fornecedores.   Para a melhor compreensão das vantagens  e  riscos  do   comércio   eletrônico,   no entanto,  é útil a sua divisão em dois blocos principais.             O primeiro bloco indica as atividades relativas a transações entre empresas que compram e vendem produtos entre si.        Este grupo se caracteriza por um número relativamente baixo de transações de alto valor financeiro.      O segundo bloco, das transações entre empresas e consumidores   finais,  se   caracteriza   por  alto  volume  relativo  de   transações com baixo valor financeiro envolvido em cada uma delas.

Nas transações empresa-empresa, o Electronic Data Inter change (EDI) é o 
exemplo mais conhecido ( Sokol, 1989 ). Apesar de já existir há algumas décadas, 
o EDI também está sendo afetado pela expansão da Internet. 
Algumas experiências de utilização de EDI baseado na Internet têm sido estudadas com o objetivo de expandir as possibilidades desse tipo de tecnologia ( Segev
et al., 1995 ). 

Na comparação da Internet com as outras alternativas de EDI, as questões custo e segurança são as mais ponderadas. O custo de implantação de EDI pela 
Internet é baixo, enquanto o das redes privadas é alto. Para se ter uma compara 
ção, em um estudo feito no Bank of America, pôde ser observado que uma transação 
feita pela Internet chega a ser entre duas e três ordens de grandeza menor do que 
a mesma transação feita por uma VAN.


Em compensação, em termos de segurança, o uso de EDI pela Internet não tem 
ainda os mesmos níveis de confiança dos usuários que têm as redes privadas.    Se 
numa rede privada existe alto grau de controle das informações que nela trafegam, na Internet a situação é um tanto diferente. Apesar disso, o crescente interesse comercial na Internet começa a influenciar o desenvolvimento de recursos para 
aumentar a confiabilidade e o grau de controle sobre as informações em trânsito 
tais como tempo para entrega e priorização de mensagens.

Além de encriptação, outros dispositivos de segurança, como firewall para 
controlar o acesso físico à rede, podem ser acrescentados ao sistema de EDI pela 
Internet.       Para garantir todo o processo quanto a falhas humanas e naturais, os 
pontos de maior possibilidade de falhas podem adotar sistemas de redundância.

Comércio Eletrônico: Fazendo Negócios por meio da Internet.         
Por tratar de área na qual as transações são mais estruturadas, o potencial da 
Internet em aplicações que envolvem transações entre empresas é muito grande; 
mas o lado do comércio eletrônico que mais têm atraído a atenção são as suas 
possibilidades de colocar empresas em contato com consumidores finais de qualquer lugar, a qualquer hora. 

O VALOR DO COMÉRCIO ELETRÔNICO




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